Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Sistemas Operacionais
(Contexto: so)
Esta área abrange conceitos genéricos sobre sistemas operacionais bem como especificidades de alguns sistemas ou famílias de sistemas.
Introdução
As páginas a seguir falam um pouco mais sobre esse contexto (so).
- Abrangência – O que este contexto cobre
- Convenções – Estrutura das páginas
- Glossário de termos – Termos comuns
Grupos de funções
Um sistema operacional é composto pelas seguintes funções essenciais:
- Sistemas de arranque (bootloading)
- Controladores (Drivers)
- Núcleos de sistema operacional (kernel)
Além disso, outras funções não essenciais mas muito comuns (tão comuns que até são quase essenciais) são:
Arranque
Sistemas de arranque (também conhecidos como bootloaders) são responsáveis por carregar o núcleo do sistema operacional em memória, para que ele possa começar a operar.
Controladores
Controladores, mais popularmente conhecidos pelo termo original, em inglês (drivers) são responsáveis por abstrair as interações entre outras partes do sistema (entenda-se o núcleo e os programas) e os componentes físicos (hardware). Eles definem que instruções devem ser direcionadas para os dispositivos físicos, e processam os sinais físicos recebidos dos dispositivos, de forma inteligível para o sistema.
Esta é uma função essencial, pois cada dispositivo físico possui suas próprias especificidades. Se fosse necessário conhecer cada uma, seria impraticável construir sistemas e aplicações independentes dos dispositivos utilizados.
Núcleo
Utilitários
Serviços
O gerenciamento de serviços é o modo como um sistema organiza seus processos que executam em segundo plano, como um serviço, enquanto ainda pode ser acessado interativamente em primeiro plano.
Não se trata de um serviço essencial, já que em alguns sistemas especializados (ou legados), há apenas um único serviço ou apenas uma tarefa por vez em execução. Em sistemas tipo Unix, esse tipo de serviço é conhecido também como gerenciador de inicialização.
Pacotes
Sistemas de pacotes são um modo de gerenciar instalações de programas de terceiros (isto é, que não são parte do sistema em si), em geral podendo também remover ou atualizar esses programas quando necessário. Alguns sistemas vão além e usam gerenciadores de pacotes inclusive para gerenciar partes do próprio sistema.
Não é uma função essencial de um sistema operacional, porém hoje em dia, dado o ecossistema de bibliotecas e aplicações tão vasto que existe, o gerenciamento de pacotes é quase essencial, especialmente em sistemas voltados para estações de trabalho, servidores, dispositivos móveis e virtualização.