Tabela de conteúdos
Instalação e configuração Sogs-Proxied com Apache no Debian
Vamos aprender a configurar o Open-Groups ou Grupo aberto no Session, vale lembrar que o transporte da mensagem até o servidor é criptografada mas no servidor é armazenado sem criptografia! Se necessário mais privacidade prefira criar um grupo fechado no Session, pois as mensagens ficam armazenadas no blockchain oxen, onde é aplicado um fator criptográfico.
Instalação
Vamos começar importando a chave e configurando o repositório da Oxen. Como root faça:
curl -so /etc/apt/trusted.gpg.d/oxen.gpg https://deb.oxen.io/pub.gpg echo "deb https://deb.oxen.io $(lsb_release -sc) main" > /etc/apt/sources.list.d/oxen.list apt update
Feito o processo, você pode escolher entre a aplicação standalone ou proxeada. A aplicação standalone roda em http em uma porta específica, que precisa ser liberada no firewall. A instalação proxeada pode rodar em um apache/nginx, que fará o envio das requisições para a aplicação do SOGS. A vantagem da instalação proxeada, é que ela pode rodar em https e não precisa liberar porta no firewall.
Versão Standalone
Versão Proxeada
Vamos fazer a instalação do sogs-proxied. O mesmo executa na porta interna 4242 e recebe solicitações via proxy de um servidor como apache ou nginx. Neste artigo vamos trabalhar com apache!
apt install sogs-proxied
Sera exibido uma tela aonde você deve inserir o Endereço IP oe se configurado um dominio! É extremamente importante já ter um dominio configurado! exemplo.com.br
Configuração /etc/sogs/sogs.ini
Este é o arquivo de configuração principal aonde você pode alterar várias coisas como banco de dados, tempo que as mensagens serão “armazenadas”, tempo de expiração dos arquivos, tamanho máximo de um arquivo etc…
Se voce NÃO setou na janela acima o endereço IP ou dominio, sete agora!
base_url = https://grupo.exemplo.com.br